Dicas

UMA MUDANÇA SEM PROBLEMAS

I – MUDANÇAS RESIDENCIAIS
Com antecedência revise seus papéis e documentos. Jogue fora o que não tiver valor ou serventia.

Separe tudo que não pode ser transportado pela empresa de mudanças (alimentos perecíveis, armas, munições, inflamáveis, explosivos, corrosivos, substâncias tóxicas e produtos de qualquer natureza que sejam perigosos, nocivos ou cujo transporte seja proibido pela legislação da origem ou do destino). Se necessário procure a orientação das autoridades para saber como proceder.

Separe e leve consigo outros itens que não irão com a mudança: documentos pessoais da família (passaportes, documentos de identidade, carteiras de motorista, CPFs, certidões, diplomas, apólices, escrituras, comprovantes de pagamentos, documentos de automóveis ou motos, etc.), dinheiro, jóias ou quaisquer valores. Separe tudo que a família for usar até a finalização da mudança: roupas, sapatos, escovas e pastas de dentes, sabonetes, xampus, toalhas, remédios, brinquedos, etc. Faça uma lista e coloque-os em uma mala.

Tanto na origem como no destino comunique ao porteiro e ao síndico sobre os dias da mudança. Informe-se sobre horários permitidos pelos condomínios e peça para reservar elevadores e vaga para o caminhão de mudanças.
Identifique claramente tudo que não vai ser transportado na mudança.

Caso possua animais de estimação providencie um local para deixá-los no dia da mudança. Caso vá para outro país procure a orientação de um veterinário: confirme se estão com as vacinas em dia, verifique e providencie o equipamento adequado para alojar e transportar com conforto cada animal (canil, gatil, etc.) e indague sobre a alimentação apropriada antes da viagem. A Brazil Link vai informar seus clientes sobre as exigências alfandegárias e sanitárias da origem e do destino, incluindo quais são os documentos necessários.

Na véspera da mudança desligue geladeiras e freezers, deixando-os com as portas abertas para evitar mofo e mau cheiro. Se forem transportados deitados ligue-os somente 4 horas depois de colocados nos seus devidos lugares (no destino).
Retire todos os cartuchos de impressoras a jato de tinta.
 
Remédios, bebidas, perfumes e quaisquer outros líquidos que estejam em uso (abertos) devem ser antecipadamente vedados com fitas adesivas.

Botijões de gás somente podem ser transportados se estiverem vazios. Cortadores de grama e outros equipamentos movidos à gasolina deverão estar com seus tanques de combustível e de óleo vazios.

Procure deixar tudo em seu próprio lugar, pois assim facilitará os trabalhos de identificação e embalagem. O prato do aparelho de microondas deve ser mantido no seu local para que seja embalado adequadamente.

No dia da mudança leve as crianças para casa de um parente ou um amigo. Caso não seja possível alerte-as sobre o perigo de acidentes, sendo necessário que evitem circular pelo imóvel e que não mexam nos materiais de trabalho.

Se não puder estar presente na sua mudança deixe uma pessoa de sua total confiança para acompanhar os trabalhos.
Antes de sair definitivamente da antiga residência verifique se desligou/fechou interruptores de luz, registros de água e gás, torneiras, janelas, portas, etc.
Peça com antecedência a transferência de serviços de telefonia, TV à cabo e internet banda larga. Informe seu novo endereço para escolas dos filhos, transporte escolar, jornais e revistas que você assina, bancos, cartões de crédito, assistência médico-hospitalar, seguradoras, clubes, fornecedores, etc.

Transfira a titularidade das contas de luz, gás, telefone e água.

Familiarize-se com a localização da nova residência, informando-se sobre a segurança no local, no caminho para escola dos filhos e para seu trabalho e em acessos para padarias, farmácias, bancos, mercados, shoppings, locadoras, etc. Faça contato e amizade com os novos vizinhos, eles são uma importante fonte de informação.

II – MUDANÇAS COMERCIAIS
Com antecedência revise seus papéis e documentos. Jogue fora o que não tiver valor ou serventia. Racionalize seus arquivos.

Separe tudo que não pode ser transportado pela empresa de mudanças (alimentos perecíveis, armas, munições, inflamáveis, explosivos, corrosivos, substâncias tóxicas e produtos de qualquer natureza que sejam perigosos, nocivos ou cujo transporte seja proibido). Se necessário procure a orientação das autoridades para saber como proceder.

Separe e leve consigo outros itens que não irão com a mudança: documentos ou equipamentos pessoais de funcionários (inclusive laptops, calculadoras, discman, MP3 e demais itens que não pertençam à empresa), dinheiro ou quaisquer valores.

Tanto na origem como no destino comunique por escrito ao condomínio sobre os dias da mudança. Informe-se sobre horários permitidos e peça para reservar elevadores e vaga para o caminhão de mudanças.

Identifique claramente tudo que não vai ser transportado na mudança. Não esqueça de mostrar cada item para o chefe de equipe.

Prepare com antecedência uma relação de bens para fins de seguro. Esta lista deve conter a quantidade e valores atualizados de mercado (como se fossem novos), de forma que a seguradora tenha informação suficientemente clara para ressarci-lo em caso de sinistro. Os bens mais valiosos devem ser listados individualmente.

Na véspera da mudança desligue geladeiras e freezers, deixando-os com as portas abertas para evitar mofo e mau cheiro.

A desinstalação de equipamentos de telefonia, aparelhos de ar condicionado, ventiladores de teto, computadores, redes e periféricos, copiadoras, multifuncionais, retro projetores, aparelhos de som, televisores, antenas de qualquer tipo, equipamentos de TV à cabo, equipamentos de internet banda larga ou similares, etc., é de responsabilidade do contratante. A instalação desses e de quaisquer equipamentos eletro-eletrônicos deverá ser providenciada pelo contratante e feita por técnicos devidamente habilitados. A empresa de mudanças somente é responsável pela embalagem e transporte dos equipamentos. Verifique a voltagem no destino antes de ligar qualquer aparelho.

Retire todos os cartuchos de impressoras a jato de tinta. Verifique o manual de outros equipamentos similares (multifuncionais e impressoras a lazer) de forma a proceder conforme sugerido pelo fabricante. Caso contrário, a responsabilidade por vazamento e conseqüente dano ao equipamento será exclusivamente do contratante.

Peça com antecedência a transferência de serviços de telefonia, TV à cabo e internet banda larga. Informe seu novo endereço para jornais e revistas que você assina, bancos, cartões de crédito, assistência médico-hospitalar dos funcionários, fornecedores, etc.

Transfira a titularidade das contas de luz, gás, telefone e água.


Rua Rio Espera, 203 - Carlos Prates
Belo Horizonte/MG - CEP: 30710-260
Tel.: (31) 3278-1324